Fe$tivais
A Ascensão do Retorno dos Festivais

Você percebeu o “boom” de festivais que tá tendo esse ano?
Bora entender um pouco sobre o que rolou para chegarmos nesse momento!
O isolamento social chegou com força por conta da pandemia da Covid-19, e com as medidas preventivas que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu, o mundo todo teve que se privar do entretenimento presencial. Shows e eventos foram deixados de lado, tivemos que aceitar a derrota e encontrar outras formas de consumir esses conteúdos, com diversão, mas preservando nossa saúde quietinhos em casa.
Quem aí lembra das lives?
A maior parte era transmitida pelo YouTube, e outras pelo Instagram, sendo possível assistir de casa e mantendo os cuidados necessários. Teve grande ascensão em 2020, e curiosidade, a mais assistida no mundo até o final do ano foi da Marília Mendonça, atingindo 3,3 milhões de visualizações simultâneas, segundo dados divulgados pelo Observatório TV Uol, muita coisa, né? Um marco histórico rodeado de sentimentos e alívio em meio às angústias.
Festivais musicais trazem um mix de emoções e experiências, então a falta deles afetou quem fazia questão de manter uma agenda cheia com vários eventos para garantir essas sensações. A música tá presente no dia a dia, tem gente que não vive sem, e durante a pandemia foi usada como válvula de escape para se distanciar do caos. Tem forte importância no nosso corpo, quando escutamos, muitas áreas do cérebro são ativadas, é uma forma de linguagem cujo objetivo é impulsionar regiões do cérebro relacionadas à memória e aos sentidos, liberando diversas sensações.
Mas com a ansiedade e expectativa da galera aumentando cada vez mais, o consumo das músicas nas plataformas digitais começou a fazer menos sentido, queriam algo presencial para se sentirem livres de novo. Essa liberdade traria uma sensação de melhora na vibe pesada, e como muita gente conheceu diversos artistas na pandemia, o sentimento de “Preciso MUITO ir no show daquele cara/daquela mina” ficou mais presente.
Aproveitando a deixa, vamos conhecer um pouco dos festivais durante a história:

No início de 2022 com a flexibilização das máscaras e com a maioria da população mantendo a vacinação em dia. Foi possível anunciar que os festivais musicais finalmente voltariam. Os amantes desses eventos foram a loucura, gastando até o que não podiam, e até mesmo, arranjando desculpas para faltar no trabalho e não perder esse momento histórico, afinal todos queriam descarregar toda a emoção de dois anos trancados em casa.
O primeiro a retornar foi o Lollapalooza, um dos maiores festivais do país e que conta com um line-up cheíssimo, artistas nacionais e internacionais, vários palcos, stands de diversas marcas. Um forte entusiasmo veio principalmente das redes sociais, fator que impulsionou o “boom” dos festivais, e Franklin Costa, co-fundador da ØCLB, curador de experiências, facilitador de conexões, consultor e especialista em festivais, afirma que “o festival esteve lotado todos os dias e a catarse do público não carregava qualquer receio ou lembrança do período de pandemia e reclusão que vivemos. Raras eram as pessoas usando máscara e os espaços das marcas estavam sempre com filas enormes, despertando curiosidade e engajamento do público”. Então mesmo com as incertezas, o público deu a vida no momento.
Logo após o Lolla, diversos festivais que haviam sido divulgados, e outros que com o decorrer do ano surgiram, foram acontecendo, cerca de um festival musical grande ocorreu em cada mês e em alguns estados, segue o fio de alguns:

Essa euforia pelo retorno gerou um “boom” de festivais, o entusiasmo veio dos produtores e empresários também, que estão cada vez mais dispostos a dar tudo de si nos projetos. As redes sociais foram a loucura com grandes jogadas de marketing e engajamento da galera. E com as expectativas formadas durante a pandemia, a animação para ir em todos os festivais cresceu, a frase “Só se vive uma vez” nunca fez tanto sentido.
Mas como nem tudo são flores, muitas críticas, problemas e falta de organização surgiram, vamos falar sobre isso durante essa matéria. Separamos alguns tópicos que marcaram essa volta para abordar e dividir opiniões, e também falaremos de outras questões dessa alta demanda de festivais.
Quer ver alguns shows históricos? Assiste esse vídeo aqui:
Mais uma coisinha, no final de cada tópico dessa matéria tem uma história de festival contada por algum convidado, aproveita pra dar umas risadas ou se identificar com o que podem acontecer nos nossos tão amados festivais: